A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais

Autores

  • Silvana Graudenz Müller IFSC
  • Fabiana Mortimer Amaral IFSC

Palavras-chave:

Valorização cultural, Conhecimento tradicional.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa apresenta a gastronomia tradicional como uma forma de manifestação cultural. A identificação e sistematização dos saberes e fazeres existentes nos processos gastronômicos sugere a possibilidade de preservação das cozinhas tradicionais, entendidas neste contexto, como aquelas de identificam uma localidade, dentro de um processo histórico-cultural. São apontadas ações de pesquisa e extensão que ocorreram entre a articulação do IFSC com os espaços culturais de uma comunidade tradicional local de Florianópolis - SC. O estudo possibilita o inicio de um delineamento de planos de salvaguarda desse conhecimento como forma de preservação para as futuras gerações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Graudenz Müller, IFSC

Professora de Gastronomia no IFSC. Doutora em Engenharia do Conhecimento pela UFSC. Área de pesquisa: Identificação e sistematização dos saberes e fazeres da Gastronomia Tradicional Brasileira.

Fabiana Mortimer Amaral, IFSC

Professora de Gastronomia no IFSC. Doutora em Química pela UFSC. Área de pesquisa: Identificação e sistematização dos saberes e fazeres da Gastronomia Tradicional Brasileira.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

MÜLLER, S. G.; AMARAL, F. M. A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/92. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)