Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.734-747.891Palabras clave:
Aprendizagem Ativa, Autonomia do Aluno, Métodos Ativos, Metodologias Inovadoras.Resumen
O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica que busca identificar as principais estratégias pedagógicas inovadoras que têm sido relacionadas às metodologias ativas no ensino, bem como, as percepções dos docentes e discentes quanto ao uso destas estratégias em sala de aula. As bases de dados utilizadas para esta busca foram: Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, referidos em periódicos nacionais e publicados no período de 2007 a 2016. Os resultados encontrados através dos referenciais bibliográficos demonstraram que os docentes conhecem e utilizam metodologias ativas durante os processos de ensino e aprendizado, destacando que os métodos ativos desenvolvem autonomia e criticidade dos alunos. Relatam, contudo, fragilidades como falta de preparo e de tempo. Quanto aos discentes, os trabalhos pesquisados destacam que estes afirmam que as metodologias ativas são efetivamente mais interessantes e mais pertinentes para o processo de aprendizagem.
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