Pseudo-Histórias nos Livros Didáticos de Física: Arquimedes e Newton

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.389-402.850

Palabras clave:

Livro didático, História da Ciência, Pseudo-Histórias, Newton, Arquimedes.

Resumen

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais esclarecidos e socialmente mais intervenientes. O estudo que apresentamos teve como objetivos: a) averiguar se a presença de mitos sobre a História da Ciência, como a História de Newton e a maçã; Arquimedes e a coroa do rei, nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático’ 2015; b) pesquisar a forma com que estes mitos estão sendo abordados nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio. Fez-se uma pesquisa essencialmente qualitativa e descritiva em catorze livros, a partir de um instrumento que contempla duas dimensões: presença e informação, desdobradas em indicadores que as operacionalizam. Os resultados da pesquisa estão descritos neste trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

DA SILVA, B. G.; LATOSINSKI, E. da S.; MARQUES, N. L. R. Pseudo-Histórias nos Livros Didáticos de Física: Arquimedes e Newton. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 389–402, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.389-402.850. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/850. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a