Superfícies mínimas e bolhas de sabão no Ensino Médio

Autores

  • Marcos Melo Universidade Federal do Ceará
  • Lucimara Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.51-62.813

Palavras-chave:

Superfícies mínimas, Bolhas de sabão, Ensino Médio

Resumo

O desafio de tornar atrativo e prático o estudo de matemática no ensino médio brasileiro exige do professor uma constante busca por novas estratégias pedagógicas, podendo essas trazer para o cotidiano dos estudantes assuntos que lhes possibilitem contato real com objetos matemáticos de fundamentação teórica abstrata e não trivial, do ponto de vista do ensino médio. Diante disto, o objetivo deste trabalho é compartilhar com alunos no ensino médio noções da vasta teoria matemática das superfícies mínimas. Trata-se de uma experiência que foi realizada com um grupo de estudantes da 2a série do ensino médio, da Escola de Ensino Médio Antonio Raimundo de Melo, em Carnaubal, Ceará, Brasil. Os experimentos foram realizados para introduzir e discutir propriedades básicas de superfícies mínimas usando bolhas de sabão, por exemplo. A metodologia possibilitou aos alunos
aprendizado significativo e contato prático com questões matemáticas profundas, sem necessidade de introduzir a formulação matemática técnica que há por trás dos experimentos. Como resultado, constata-se que com iniciativa e criatividade, muito pode ser feito para que a matemática esteja cada vez mais presente no dia a dia dos alunos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Melo, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Matemática

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

MELO, M.; ANDRADE, L. Superfícies mínimas e bolhas de sabão no Ensino Médio. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 51–62, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.51-62.813. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)