Desenvolvimento de metodologia para identificação de locais para coleta de solos e revisão de Valores de Referência de Qualidade: estudo aplicado à Planície Costeira do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.761-767.571Palabras clave:
Valores de Referência de Qualidade, poluição ambiental, remanescente florestal.Resumen
Atividades antrópicas são as principais responsáveis pelas alterações das características naturais dos ambientes. Visando orientar futuras investigações sobre a concentração de substâncias químicas naturalmente presentes nos solos, foram identificadas e selecionadas áreas com potencial ocorrência de solos livres de ação antrópica na província geomorfológica da Planície Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, observados critérios adotados no “Manual de Coleta de Solos para Valores de Referência de Qualidade em Minas Gerais”. A base de dados, composta por mapas geológicos, pedológicos e de remanescentes naturais de vegetação do Estado, foi manipulada com uso dos aplicativos gratuitos Google Earth (versão 7.1.4.1529, 2015) e QGIS (versão 2.18 “Las Palmas”, 2016). Dos32 pontos de investigação selecionados para levantamento de campo, em 18 deles foi confirmada a condição de preservação dos solos. Em nove pontos observou-se intervenção antrópica direta, decorrente de cultivos de arroz, silvicultura ou bovinocultura. Nestes pontos, as intervenções antrópicas não foram identificadas previamente em decorrência de um ou mais fatores associados à base de dados utilizada, a saber, a data e a escala de levantamento dos mapas temáticos e a condição de fragmentação e o tamanho dos polígonos de vegetação remanescente utilizados na metodologia. Em cinco pontos, não houve possibilidade de acesso ao local devido às condições de inundação ou alagamento do terreno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.