Identificação de Sítios da Geodiversidade na bacia hidrográfica do rio Camaquã

avaliação dos valores culturais, turísticos e riscos de degradação

Autores

  • Jaqueline Dickel Bilhar UFRGS/ Graduando em geologia
  • Rafael Midugno FEPAM/ Analista
  • Rafael Fernandes e Silva FEPAM/ Analista
  • Tanice Cristina Kormann FEPAM/ Analista

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.190-209.2225

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Camaquã, localizada na metade sul gaúcha, RS, Brasil, se insere numa área de complexa e relevante geodiversidade, atrelada a aspectos culturais, históricos, turísticos e ambientais típicos regionais. Em virtude de seu potencial geodiverso, evidenciando características geomorfológicas singulares, a área vem sendo alvo de interesse de empreendimentos de diversas tipologias. Esse estudo, realizado em quatro municípios pertencentes ao Alto e Médio rio Camaquã, objetivou a identificação de sítios da geodiversidade. A avaliação quantitativa do potencial turístico e do risco de degradação dos sítios, foi realizada por meio da plataforma Geossit da CPRM. Os resultados apontaram seis sítios da geodiversidade, quatro apresentando relevância turística nacional e dois com relevância turística regional. O risco de degradação foi considerado baixo para o conjunto de sítios identificados, exceto o sítio da Pedra das Torrinhas, classificado com médio risco. A identificação de geopatrimônio ainda não catalogado e, consequentemente, sem proteção assegurada pelos órgãos gestores expõe a necessidade de proposição de estratégias que contribuam para geoconservação da área.

Palavras-chave: Bacia do rio Camaquã; geoconservação; sítio da geodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Dickel Bilhar, UFRGS/ Graduando em geologia

Estudante de graduação em geologia na UFRGS desde 2015 e Bolsista de IniciaçãoCientífica PIBIC na Fepam/RS. Tem interesse nas áreas de Termocronologia de baixa temperatura, em especial no método de Traços de Fissão, além de assuntos relacionados à Geodiversidade, Geoconservação e Geopatrimônio.

Rafael Midugno, FEPAM/ Analista

Possui graduação em Geologia (2000), mestrado em Geociências (2003) e doutorado em Ciências (2012) pela UFRGS, com ênfase em geoquímica ambiental. Entre 2009 e 2010 atuou como geólogo na Secretaria de Meio Ambiente de Triunfo/RS. Desde 2010 atua como geólogo/analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - FEPAM Neste período, desenvolveu atividades nos seguintes setores: 1) Departamento de Recursos Hídricos - DRH da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, na análise de pedidos de outorga de uso de água subterrânea; 2) Serviço de Infraestrutura e Saneamento Ambiental da FEPAM, na análise de pedidos de licenciamento de estradas, drenagem urbana, terminais hidroviários e cemitérios; 3) Divisão de Controle da Mineração, exercendo a função de fiscal; 4) Divisão de Planejamento, Qualidade Ambiental e Geoprocessamento, exercendo atividades de planejamento e gestão ambiental, bem como apoio técnico na análise de pedidos de licenciamento de empreendimentos situados na Região do Litoral; e 5) Divisão de Planejamento Ambiental, sendo "ponto focal" do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água - Qualiágua junto à Agência Nacional de Águas - ANA.

Rafael Fernandes e Silva, FEPAM/ Analista

Engenheiro geólogo formado pelo curso de engenharia geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2013. Possui mestrado em geociências, área de concentração geoquímica, pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências - PPGGeo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluído no ano de 2016. É servidor público da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, onde atua como analista ambiental desde 2016. Até o ano de 2018, trabalhou na Divisão de Controle das Atividades de Mineração, onde exerceu funções na análise de processos de licenciamento ambiental e na fiscalização de atividades vinculadas à mineração. Atualmente, está lotado na Divisão de Monitoramento Ambiental, onde, dentre as atividades executadas, integra a equipe executora do monitoramento da qualidade da água no RS.

Tanice Cristina Kormann, FEPAM/ Analista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua como analista ambiental desenvolvendo atividades de geoprocessamento no licenciamento e planejamento ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler - RS.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

DICKEL BILHAR, J.; MIDUGNO, R.; FERNANDES E SILVA, R. .; CRISTINA KORMANN, T. Identificação de Sítios da Geodiversidade na bacia hidrográfica do rio Camaquã: avaliação dos valores culturais, turísticos e riscos de degradação. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 190–209, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.190-209.2225. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2225. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra