Síntese verde de nanopartículas de prata mediada por extrato de folhas de Bauhinia forficata, caracterização e avaliação do efeito bactericida

Autores/as

  • Leandro Josuel da Costa Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Janiel Costa da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Girlene Soares de Figueirêdo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Vicente Galber Freitas Viana Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Deuzuita dos Santos Freitas Viana Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Sergio Marcelo Coelho Lustosa Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.4005

Palabras clave:

Nanotecnologia, Nanopartícula, Bactericida, Síntese biológica

Resumen

A nanotecnologia é uma área de constante expansão, incluindo estudos de nanopartículas de prata (AgNPs). Para sua obtenção envolvem processos químicos que podem gerar resíduos tóxicos. Esta pesquisa objetiva o uso de técnica sustentável da qual visa a utilização de extratos naturais como agentes redutores e estabilizadores, em substituição a reagentes químicos tóxicos. No estudo foi utilizado o extrato hidroalcoólico de Bauhinia forficata L. (BF) e nitrato de prata (AgNO3) como agente precursor. A caracterização foi realizada por Espectroscopia em Ultravioleta Visível (UV-Vis), influência do pH, difração de raios-X (DRX), análise estatística ANOVA e efeito bactericida em Staphylococcus aureus - ATCC25923 (S. aureus) e Escherichia coli - ATCC25922 (E. coli). Os espectros mostraram a formação de AgNPs na região característica e estabilidade considerável ao longo do tempo o difratograma revelou picos característicos da presença de nanopartículas nas amostras, e a atividade antibacteriana confirmada pela expressividade dos halos de inibição. A espécie S. aureus foi a cepa mais sensível às nanopartículas, se mostrando assim mostraram promissoras como agentes bactericidas sustentáveis. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Josuel da Costa Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Piauí (PPGCF-UFPI). Mestrado pelo Instituto Federal do Piauí em Engenharia de Materiais, com experiências na síntese e caracterização de biofilmes poliméricos e nanomateriais com aplicações na área da saúde. Especialização no Ensino de Ciências. Estudou Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Janiel Costa da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piaui; Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Piauí (2021); Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá e Graduado em Química pela Universidade Estadual do Piauí. 

Girlene Soares de Figueirêdo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (2001) e  (2005). Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Piauí.Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, junto ao Departamento de Parasitologia e Microbiologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia.

Vicente Galber Freitas Viana, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutor em Ciências (Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos/USP; Mestre em Quimica pela Universidade Federal do Piauí . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: preparação, caracterização físico-química e elétrica de polímeros.

Deuzuita dos Santos Freitas Viana, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Ciências e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências biológicas e graduada em Engenharia Agronômica. Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Professora do Estado do Piaui. Tem experiência na área de Biologia e Engenharia Mecânica, atuando principalmente nas seguintes áreas: biomonitoramento, poluição do ar, biomateriais e nanotecnologia.

Sergio Marcelo Coelho Lustosa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Biotecnologia (UFPI), Mestre em Química (UFPI) , Graduado em Química. Atualmente é professor titular da  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente no seguinte tema: conscientização. consumo. descarte, materiais poliméricos. 

Publicado

2025-10-12

Cómo citar

JOSUEL DA COSTA SANTOS, L.; COSTA DA SILVA, J. .; SOARES DE FIGUEIRÊDO, G. .; VIANA, V. G. F.; VIANA, D. dos S. F.; LUSTOSA, S. M. C. Síntese verde de nanopartículas de prata mediada por extrato de folhas de Bauhinia forficata, caracterização e avaliação do efeito bactericida . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.4005. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/4005. Acesso em: 14 oct. 2025.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra