PNAE e a alimentação escolar na pandemia (Covid-19)

relatos desenvolvidos em Umuarama-PR

Autores/as

  • Simone Aparecida Rigobeli Vanalli Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Mirian Cristina Feiten Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Juliana Scanavacca Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Beatriz Cervejeira Bolanho Barros Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3864

Palabras clave:

Educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Segurança Alimentar, Sars-CoV-2

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar as ações do Município de Umuarama/PR na condução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no período pandêmico, decorrente do Sars-CoV-2. Para isso, questionários estruturados foram aplicados a três grupos interligados ao Programa Merenda em Casa (PMC), iniciativa local para atendimento ao PNAE. Os agricultores familiares, Grupo 1, relataram prejuízos decorrentes das restrições impostas pela pandemia, porém eles mantiveram as entregas ao PMC. O Grupo 2, composto por estudantes, expôs a importância da alimentação escolar e os impactos do ensino remoto. Os pais ou responsáveis, Grupo 3, reportaram que o PMC auxiliou na manutenção da alimentação das famílias, devido à diminuição da renda. Apoio técnico e/ou ações educacionais são necessários para minimizar as perdas de alimentos observadas (Grupos 1 e 3) e garantir a segurança alimentar.

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Biografía del autor/a

Simone Aparecida Rigobeli Vanalli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui mestrado em Sustentabilidade (Mestrado Associado) Universidade Estadual de Maringá - UEM e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também possui especialização e Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Comunicação e Artes - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e graduação em Letras Habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Atualmente é professora do ensino fundamental - Município de Umuarama - PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Linguagens e Alfabetização.

Mirian Cristina Feiten, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Engenharia de Alimentos. Extensionista, Pesquisadora e orientadora de diversos alunos em Projetos de Pesquisa e de Extensão visando o desenvolvimento de processos e produtos inovadores na indústria de alimentos, com foco em alimentos plant-based, plantas alimentícias não convencionais-PANCs, e aproveitamento integral dos alimentos e subprodutos da agroindústria. Além destes, possui experiência atuando nos seguintes temas: inovação, análise sensorial de alimentos, análises físico-químicas de alimentos, assuntos regulatórios, sistemas de gestão da qualidade (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Boas Práticas de Fabricação, bem-estar animal), bioquímica de alimentos, tecnologia de óleos vegetais, termodinâmica aplicada (tecnologia supercrítica, fluidos pressurizados e sistemas de ultrassom), catálise enzimática, bioquímica estrutural de proteínas (dicroísmo circular, cristalografia de raios-X e espalhamento estático de luz a múltiplos ângulos-MALS). 

Juliana Scanavacca, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Paranaense (1994) e mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e Doutorado em Biotecnologia Aplicada a Agricultura (2022). Atualmente é professora adjunta nível A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biotecnologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: higiene e legislação de alimentos, ciência e tecnologia, avaliação higiênico-sanitária, controle de qualidade microbiológica e boas práticas de fabricação. Experiência em Ações/Projetos de Extensão Permanente com ênfase em Segurança dos Alimentos, Educação Alimentar e Alimentação Saudável, Higiene, Microbiologia e Biotecnologia. 

Beatriz Cervejeira Bolanho Barros, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2007), graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2010), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Umuarama. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Aproveitamento de Subprodutos Agroindustriais, Extração de Compostos Bioativos de Produtos Naturais, Caracterização Físico-química de Produtos Alimentícios e Desenvolvimento de Novos Produtos. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) QTAL - Química e Tecnologia em Alimentos.

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

VANALLI, S. A. R. .; FEITEN, M. C.; SCANAVACCA, J.; BARROS, B. C. B. . PNAE e a alimentação escolar na pandemia (Covid-19): relatos desenvolvidos em Umuarama-PR. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3864. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3864. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas