PNAE e a alimentação escolar na pandemia (Covid-19)
relatos desenvolvidos em Umuarama-PR
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3864Palabras clave:
Educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Segurança Alimentar, Sars-CoV-2Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar as ações do Município de Umuarama/PR na condução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no período pandêmico, decorrente do Sars-CoV-2. Para isso, questionários estruturados foram aplicados a três grupos interligados ao Programa Merenda em Casa (PMC), iniciativa local para atendimento ao PNAE. Os agricultores familiares, Grupo 1, relataram prejuízos decorrentes das restrições impostas pela pandemia, porém eles mantiveram as entregas ao PMC. O Grupo 2, composto por estudantes, expôs a importância da alimentação escolar e os impactos do ensino remoto. Os pais ou responsáveis, Grupo 3, reportaram que o PMC auxiliou na manutenção da alimentação das famílias, devido à diminuição da renda. Apoio técnico e/ou ações educacionais são necessários para minimizar as perdas de alimentos observadas (Grupos 1 e 3) e garantir a segurança alimentar.
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