Sexualidade de mulheres surdas

uma revisão da literatura

Autores/as

  • Lidiane Augusta Ferrari Botteon Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA
  • Maria Regina Momesso Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3788

Palabras clave:

Sexualidade, Mulher surda, Educação sexual

Resumen

La sexualidad es un tema difícil de abordar en el ámbito de la educación escolar, especialmente cuando se trata de inclusión. El tema está rodeado de muchas prohibiciones, mitos y tabúes de todo tipo. Los estudiantes con discapacidad parecen ser aún más invisibles, como si fueran seres asexuales. La dificultad de esta tarea se agrava cuando no existe un lenguaje compartido entre los sordos, la escuela, la familia y la sociedad. Tal marco abre espacio para las posverdades, dificultando el diálogo y el conocimiento del tema de la sexualidad. Según los estudios foucaultianos, la sexualidad nos define como sujetos y nos delimita en nuestra(s) subjetividad(es). El objetivo es realizar un estudio bibliográfico de disertaciones, tesis y artículos científicos de ocho bases de datos (PUC, SP; UFSCar; UNESP, USP, UNICAMP; SCIELO; CAPES y OASISBR) en el período de 2011 a 2023, con el objetivo de verificando cómo se aborda la constitución de la mujer sorda y su relación con la sexualidad. El estudio es bibliográfico, documental y cualitativo basado en el análisis del discurso foucaultiano del tercer dominio denominado genealogía de la ética. La revisión mostró la escasez de estudios sobre sexualidad y la necesidad de una educación más inclusiva.

 



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Biografía del autor/a

Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Doutoranda em Educação Escolar UNESP - Araraquara (2022). Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara-SP . Graduada em Letras (IMES Catanduva), Pedagogia- Universidade de Uberaba. Pós-graduada em Educação Especial com ênfase na Deficiência Auditiva - Faculdade São Luís de Jaboticabal, pós-graduada em LIBRAS - UNIP e em Deficiência Intelectual - Claretiano Centro Universitário. Atua como docente especializada em Educação Especial na SEESP. Docente do Centro Universitário Padre Albino -curso de Pedagogia. 

Maria Regina Momesso, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Pesquisadora, Educadora, Analista de discurso, Linguista, Graduada em Letras - Inglês/Português e suas respectivas literaturas (1989). Graduada em Artes Visuais(2022). Graduada em Letras/Libras(2023). Mestre em Comunicação Social (1999-UNESP, Bauru, SP) Doutora em Linguística (2004-UNESP, Araraquara, SP). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Araraquara, SP atua na linha "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". Lidera o Grupo de Pesquisa GESTELD (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos) do CTI-FEB-UNESP, Bauru, SP. Atualmente é pesquisadora e docente permanente do PPG em Educação Escolar da UNESP, Araraquara, SP. Docente de Língua Portuguesa e Literatura, Redação Técnica do Ensino Médio Técnico do Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - FEB - UNESP, Bauru, SP. Atua/Atuou como docente na graduação (USC, FUNDAÇÃO RAUL BAUAB, UNIFRAN, FIB e UNIP) há mais de vinte e cinco anos na ministração de disciplinas, tais como: Linguística I e II, Metodologia Científica; Comunicação e Expressão Oral I e II, Semiótica Peirceana, Semiótica Greimasiana, Análise de Discurso, Leitura e Escrita na perspectiva discursiva, Redação Publicitária, Redação para Jornal Impresso e digital, Redação para Rádio e TV, Retórica e Oratória e Didática na Enfermagem em cursos de Jornalismo, Publicidade, Fisioterapia, Agronomia, Engenharias, Psicologia, Relações Públicas, Letras, Enfermagem, Nutrição. Coordenou o Mestrado em Linguística da Unifran (2010-2012). Gestora e coordenadora do Projeto do Observatório da Educação (OBEDUC- MEC-INEP) de 2010 a 2014, envolvendo 12 bolsas (Mestrado, Iniciação Cientifica e para Professores de Educação Básica). O projeto do OBEDUC "Linguagens, códigos e suas tecnologias na Educação Básica" integrava 12 escolas públicas do estado de São Paulo e Minas Gerais, teve como resultados diversos livros lançados, parcerias e contribuições com pesquisadores da Universidade de Coimbra (PT), UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE NUEVO LEÓN, MÉXICO, Universidade Paris IV-Sorbonne. Atuou como apresentadora e produtora do Programa de Entrevistas "Diálogos do Saber" da TV FIB de 2013 a 2020. Tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso, Semiótica, Retórica e Neurolinguística), Educação Escolar, Educação e a Cultura do Cuidado de si na Inclusão Escolar. Educação, Discurso e subjetividades. Educação discursiva e identitária na Cibermídia. Educomunicação, Educação Sexual, Tecnologias Educativas e gamificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, inclusão e cuidado de si. Educação por meio de práticas "escrileituras" (leitura e escrita compreendidas como processos concomitantes e complementares, em que a escrita é entendida como qualquer tipo de signo verbal ou não verbal para a comunicação e expressão do sujeito). Educação, Literatura e Arte (práticas pedagógicas para Formação Ética, Cidadã e Humanizadora para inclusão do sujeito crítico capacitado para transformar a realidade). Educação, Linguagens e suas tecnologias, Discursos, Sexualidade e Cultura. Educação e a Cultura do Cuidado de si. Educação, Mercado de Trabalho e a Cultura de si. 

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

BOTTEON, L. A. F.; MOMESSO, M. R. . Sexualidade de mulheres surdas: uma revisão da literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3788. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3788. Acesso em: 1 nov. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas