Sexuality of deaf women

a literature review

Authors

  • Lidiane Augusta Ferrari Botteon Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA
  • Maria Regina Momesso Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3788

Keywords:

Sexuality, Deaf woman, Sex education

Abstract

Sexuality is a difficult issue to be discussed in the field of school education, especially when it comes to inclusion. The topic is also surrounded by prohibitions, myths, and taboos of all kinds. Students with disabilities seem to be even more invisible, as if they were asexual beings. Things get more difficult when there is no language shared among the deaf, the school, the family, and the society. Such situation opens space for post-truths, which makes dialogue and the subject knowledge of sexuality difficult. According to Foulcauldian studies, sexuality defines us as subjects and delineates us in our subjectivity (ies). The aim is to carry out a bibliographic study of dissertations, theses, and scientific articles from eight databases (PUC, SP; UFSCar; UNESP; USP; UNICAMP; SCIELO; CAPES and OASISBR), from 2011 to 2023, to verify how the constitution of deaf women and their relationship with sexuality is treated. The study is bibliographic, documental, qualitative, and based on the analysis of Foucauldian discourse from the third domain called genealogy of ethics. The review showed the scarcity of studies on sexuality and their need for more inclusive education.

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Author Biographies

Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Doutoranda em Educação Escolar UNESP - Araraquara (2022). Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara-SP . Graduada em Letras (IMES Catanduva), Pedagogia- Universidade de Uberaba. Pós-graduada em Educação Especial com ênfase na Deficiência Auditiva - Faculdade São Luís de Jaboticabal, pós-graduada em LIBRAS - UNIP e em Deficiência Intelectual - Claretiano Centro Universitário. Atua como docente especializada em Educação Especial na SEESP. Docente do Centro Universitário Padre Albino -curso de Pedagogia. 

Maria Regina Momesso, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Pesquisadora, Educadora, Analista de discurso, Linguista, Graduada em Letras - Inglês/Português e suas respectivas literaturas (1989). Graduada em Artes Visuais(2022). Graduada em Letras/Libras(2023). Mestre em Comunicação Social (1999-UNESP, Bauru, SP) Doutora em Linguística (2004-UNESP, Araraquara, SP). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Araraquara, SP atua na linha "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". Lidera o Grupo de Pesquisa GESTELD (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos) do CTI-FEB-UNESP, Bauru, SP. Atualmente é pesquisadora e docente permanente do PPG em Educação Escolar da UNESP, Araraquara, SP. Docente de Língua Portuguesa e Literatura, Redação Técnica do Ensino Médio Técnico do Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - FEB - UNESP, Bauru, SP. Atua/Atuou como docente na graduação (USC, FUNDAÇÃO RAUL BAUAB, UNIFRAN, FIB e UNIP) há mais de vinte e cinco anos na ministração de disciplinas, tais como: Linguística I e II, Metodologia Científica; Comunicação e Expressão Oral I e II, Semiótica Peirceana, Semiótica Greimasiana, Análise de Discurso, Leitura e Escrita na perspectiva discursiva, Redação Publicitária, Redação para Jornal Impresso e digital, Redação para Rádio e TV, Retórica e Oratória e Didática na Enfermagem em cursos de Jornalismo, Publicidade, Fisioterapia, Agronomia, Engenharias, Psicologia, Relações Públicas, Letras, Enfermagem, Nutrição. Coordenou o Mestrado em Linguística da Unifran (2010-2012). Gestora e coordenadora do Projeto do Observatório da Educação (OBEDUC- MEC-INEP) de 2010 a 2014, envolvendo 12 bolsas (Mestrado, Iniciação Cientifica e para Professores de Educação Básica). O projeto do OBEDUC "Linguagens, códigos e suas tecnologias na Educação Básica" integrava 12 escolas públicas do estado de São Paulo e Minas Gerais, teve como resultados diversos livros lançados, parcerias e contribuições com pesquisadores da Universidade de Coimbra (PT), UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE NUEVO LEÓN, MÉXICO, Universidade Paris IV-Sorbonne. Atuou como apresentadora e produtora do Programa de Entrevistas "Diálogos do Saber" da TV FIB de 2013 a 2020. Tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso, Semiótica, Retórica e Neurolinguística), Educação Escolar, Educação e a Cultura do Cuidado de si na Inclusão Escolar. Educação, Discurso e subjetividades. Educação discursiva e identitária na Cibermídia. Educomunicação, Educação Sexual, Tecnologias Educativas e gamificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, inclusão e cuidado de si. Educação por meio de práticas "escrileituras" (leitura e escrita compreendidas como processos concomitantes e complementares, em que a escrita é entendida como qualquer tipo de signo verbal ou não verbal para a comunicação e expressão do sujeito). Educação, Literatura e Arte (práticas pedagógicas para Formação Ética, Cidadã e Humanizadora para inclusão do sujeito crítico capacitado para transformar a realidade). Educação, Linguagens e suas tecnologias, Discursos, Sexualidade e Cultura. Educação e a Cultura do Cuidado de si. Educação, Mercado de Trabalho e a Cultura de si. 

Published

2025-10-28

How to Cite

BOTTEON, L. A. F.; MOMESSO, M. R. . Sexuality of deaf women: a literature review. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3788. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3788. Acesso em: 1 nov. 2025.

Issue

Section

Ciências Humanas