Superação de dormência e influência da temperatura, substrato e fotoperíodo na germinação de sementes de Erythrina crista-galli L. (FABACEAE)

Autores

  • Luciano Moura de Mello Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Santana do Livramento http://orcid.org/0000-0002-3299-1131
  • Alexandra Alves Cantos Prof. Dr. Colégio Militar de Santa Maria
  • Géri Eduardo Meneghello Dr. FAEM, UFPel
  • Ana Carolina Silveira da Silva Dra. Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal, URCAMP
  • Francisco Amaral Villela Prof. Dr. FAEM, UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.30-37.371

Palavras-chave:

Espécies Florestais. Protocolo de germinação. Corticeira-do-banhado

Resumo

Erythrina crista-galli L. (FABACEAE) é uma árvore nativa do Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina. As Regras de Análises de Sementes - RAS não possuem orientações para a realização de testes de germinação para a espécie. O objetivo deste trabalho foi testar o desempenho de tratamentos para a superação de dormência das sementes e recomendar condições adequadas de substrato, temperatura e fotoperíodo para a realização de testes de germinação. O tratamento indicado para a superação da dormência foi a escarificação mecânica e a temperatura ótima para os testes de germinação de 30ºC constantes. Não houve diferença entre tratamentos em relação aos substratos testados nem quanto aos fotoperíodos indicando-se assim o substrato entre papel e com 8h de luz por sua praticidade e economia. 

Superação de dormência e influência da temperatura, substrato e fotoperíodo na germinação de sementes de Erythrina crista-galli L. (FABACEAE)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Moura de Mello, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Santana do Livramento

Biólogo, especialista em Ecologia, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel, Pós-doutorando pela Unipampa (São Gabriel).

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

DE MELLO, L. M.; CANTOS, A. A.; MENEGHELLO, G. E.; SILVA, A. C. S. da; VILLELA, F. A. Superação de dormência e influência da temperatura, substrato e fotoperíodo na germinação de sementes de Erythrina crista-galli L. (FABACEAE). Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 30–37, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.30-37.371. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/371. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)