As representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química.

Autores/as

  • Marcia Brandão Rodrigues Aguilar Universidade de São Paulo - USP São Paulo - Rua: Teodoro de Beaurepaire, 111 – CEP: 04279-030 – Ipiranga – São Paulo – SP
  • Iara Terra Oliveira Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, Avenida dos Estados, 5001, CEP: 09210-580 - Santo André, SP.
  • Wander Gustavo Botero Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.50-60.370

Palabras clave:

percepção dos estudantes, representação social, gostar e não gostar de química, pré-universitários

Resumen

Este trabalho avaliou as representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos, egressos do Ensino Médio, sobre a disciplina de Química. Para tanto, foi aplicado um questionário a 86 estudantes de um curso pré-vestibular comunitário, destinado a alunos de baixa renda, situado na zona oeste da cidade de São Paulo. Foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo, agrupando as respostas dos alunos em categorias e subcategorias. As principais razões apresentadas pelos estudantes para gostar de Química são a ‘afinidade’, o ‘interesse’ e os ‘conteúdos de Química’. Já com relação às justificativas para não gostar, destacaram-se o ‘professor’ e o ‘ambiente escolar’. Ao considerar as representações sociais, compreendidas como o conhecimento do senso comum, este estudo aponta para algumas possibilidades de melhoria na motivação para estudar Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Brandão Rodrigues Aguilar, Universidade de São Paulo - USP São Paulo - Rua: Teodoro de Beaurepaire, 111 – CEP: 04279-030 – Ipiranga – São Paulo – SP

Doutoranda em Ensino da Universidade de São Paulo.

Iara Terra Oliveira, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, Avenida dos Estados, 5001, CEP: 09210-580 - Santo André, SP.

Doutoranda em Química na Universidade Federal do ABC.

Wander Gustavo Botero, Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Alagoas-Campus Arapiraca e supervisor do PIBID-Química-Campus Arapiraca.

Publicado

2016-11-11

Cómo citar

AGUILAR, M. B. R.; OLIVEIRA, I. T.; BOTERO, W. G. As representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 50–60, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.50-60.370. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/370. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a