As etapas do tratamento de água: Ações do PIBID em uma escola pública de Rorainópolis-Roraima

Autores

  • Klenide Borges Santana Universidade Estadual de Roraima – UERR - Rua senador Hélio Campos, s/n – Centro – Rorainópolis – RR, CEP: 69373-000
  • Josimara Cristina de Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Roraima – UERR - Rua senador Hélio Campos, s/n – Centro – Rorainópolis – RR, CEP: 69373-000
  • Andre Camargo Oliveira Universidade Estadual de Roraima – UERR - Rua senador Hélio Campos, s/n – Centro – Rorainópolis – RR, CEP: 69373-000
  • Iracilma da Silva Sampaio E. E. José de Alencar em Rorainópolis
  • Neuza Maria Cavalheiro Zenatti E. E. José de Alencar em Rorainópolis
  • Luciana Camargo Oliveira Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba.
  • Wander Gustavo Botero Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.267-278.446

Palavras-chave:

Tema Transversal, Água, Roraima, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho utilizou o tema transversal “água” e as etapas do processo de tratamento na forma de projeto de intervenção no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual José de Alencar na cidade de Rorainópolis-RR. Objetivou-se contribuir para a construção do conhecimento e popularização da química como ciência, utilizando os conceitos químicos envolvidos nas etapas de tratamento da água, avaliando a importância do uso inteligente, preservação e prevenção de doenças de veiculação hídrica. Trabalhou-se com uma sequencia de atividades baseada na abordagem qualitativa, observação, aplicação de questionários, construção de maquete, palestra, experimentação e montagem de mural informativo. Os resultados foram satisfatórios quanto à sensibilização para o uso inteligente da água, a melhor percepção da química no cotidiano e a motivação dos estudantes para o estudo, a leitura e trabalho em equipe. De acordo com as observações e os depoimentos de estudantes e professora titular, percebeu-se que os estudantes participantes se interessaram mais no estudo do conteúdo de química inorgânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Roraima – UERR - Rua senador Hélio Campos, s/n – Centro – Rorainópolis – RR, CEP: 69373-000

Professora Dra na  Universidade Estadual de Roraima – UERR - coordenadora PIBID Química UERR.

Andre Camargo Oliveira, Universidade Estadual de Roraima – UERR - Rua senador Hélio Campos, s/n – Centro – Rorainópolis – RR, CEP: 69373-000

Professor Dr na  Universidade Estadual de Roraima – UERR - coordenadora PIBID Química UERR.

Iracilma da Silva Sampaio, E. E. José de Alencar em Rorainópolis

Supervisora PIBID-Química da Universidade Estadual de Roraima – UERR  na E. E. José de Alencar em Rorainópolis

Neuza Maria Cavalheiro Zenatti, E. E. José de Alencar em Rorainópolis

coordenadora pedagógica da E. E. José de Alencar em Rorainópolis

Luciana Camargo Oliveira, Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba.

Professora Doutora na Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba.Coordenadora PIBID Química de 2013-2016

Wander Gustavo Botero, Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (2005). Mestre em Química (Química Analitica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (Jan/2008). Doutor em Química (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara e Pós-Doutorado na Universidade do Algarve/Portugal (2013-2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca na área de Química Analítica e Ambiental, ministrando disciplinas de Química Geral, Química Analitica, Química Ambiental e Química Analítica Instrumental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecologia da UFAL(PPGQB) e Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (UFAL), Representante Comitê Assessor de Pesquisa da PROPEP/UFAL (2015-2017) e Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Química-UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: substância húmica, solos, bacia do Rio Negro-AM, caracterização estrutural, lodos de estações de tratamento de água, reciclagem da Matéria orgânica, interferentes endócrinos e especiação dinâmica de metais. Teve trabalho premiado nas Ilhas Canarias-Espanha (2010). Foi coordenador do curso de Química Licenciatura da UFAL-Campus Arapiraca (2009-2013).

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

SANTANA, K. B.; OLIVEIRA, J. C. . de C.; OLIVEIRA, A. C.; SAMPAIO, I. da S.; ZENATTI, N. M. C.; OLIVEIRA, L. C.; BOTERO, W. G. As etapas do tratamento de água: Ações do PIBID em uma escola pública de Rorainópolis-Roraima. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 267–278, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.267-278.446. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/446. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)