As representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química.
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.50-60.370Palavras-chave:
percepção dos estudantes, representação social, gostar e não gostar de química, pré-universitáriosResumo
Este trabalho avaliou as representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos, egressos do Ensino Médio, sobre a disciplina de Química. Para tanto, foi aplicado um questionário a 86 estudantes de um curso pré-vestibular comunitário, destinado a alunos de baixa renda, situado na zona oeste da cidade de São Paulo. Foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo, agrupando as respostas dos alunos em categorias e subcategorias. As principais razões apresentadas pelos estudantes para gostar de Química são a ‘afinidade’, o ‘interesse’ e os ‘conteúdos de Química’. Já com relação às justificativas para não gostar, destacaram-se o ‘professor’ e o ‘ambiente escolar’. Ao considerar as representações sociais, compreendidas como o conhecimento do senso comum, este estudo aponta para algumas possibilidades de melhoria na motivação para estudar Química.
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