As representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química.

Autores

  • Marcia Brandão Rodrigues Aguilar Universidade de São Paulo - USP São Paulo - Rua: Teodoro de Beaurepaire, 111 – CEP: 04279-030 – Ipiranga – São Paulo – SP
  • Iara Terra Oliveira Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, Avenida dos Estados, 5001, CEP: 09210-580 - Santo André, SP.
  • Wander Gustavo Botero Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.50-60.370

Palavras-chave:

percepção dos estudantes, representação social, gostar e não gostar de química, pré-universitários

Resumo

Este trabalho avaliou as representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos, egressos do Ensino Médio, sobre a disciplina de Química. Para tanto, foi aplicado um questionário a 86 estudantes de um curso pré-vestibular comunitário, destinado a alunos de baixa renda, situado na zona oeste da cidade de São Paulo. Foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo, agrupando as respostas dos alunos em categorias e subcategorias. As principais razões apresentadas pelos estudantes para gostar de Química são a ‘afinidade’, o ‘interesse’ e os ‘conteúdos de Química’. Já com relação às justificativas para não gostar, destacaram-se o ‘professor’ e o ‘ambiente escolar’. Ao considerar as representações sociais, compreendidas como o conhecimento do senso comum, este estudo aponta para algumas possibilidades de melhoria na motivação para estudar Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Brandão Rodrigues Aguilar, Universidade de São Paulo - USP São Paulo - Rua: Teodoro de Beaurepaire, 111 – CEP: 04279-030 – Ipiranga – São Paulo – SP

Doutoranda em Ensino da Universidade de São Paulo.

Iara Terra Oliveira, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, Avenida dos Estados, 5001, CEP: 09210-580 - Santo André, SP.

Doutoranda em Química na Universidade Federal do ABC.

Wander Gustavo Botero, Universidade Federal de Alagoas- UFAL-Campus Arapiraca

Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Alagoas-Campus Arapiraca e supervisor do PIBID-Química-Campus Arapiraca.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

AGUILAR, M. B. R.; OLIVEIRA, I. T.; BOTERO, W. G. As representações sociais dos estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 50–60, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.50-60.370. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/370. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)