Esta es un versión antigua publicada el 2025-09-23. Consulte la versión más reciente.

Teatro no ensino de química: caminho lúdico e afetivo para a aprendizagem

Autores/as

  • Francisco José da Costa Costa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Goretti de Vasconcelos Silva Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3494

Palabras clave:

Teatro, Ensino de Química, Afetividade, Aprendizagem

Resumen

A presente pesquisa objetiva analisar o potencial do uso do teatro como estratégia propulsora de engajamento afetivo dos estudantes com os conteúdos químicos, promovendo a ludicidade e afetividade no ensino de Química. A metodologia ocorreu por meio de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com produção de peças teatrais por alunos de uma escola pública de Ensino Médio de Acaraú-CE, utilizando conteúdos de história da Química. Foram aplicados questionários semiabertos após a apresentação das peças, para identificar a aceitação da metodologia, percepções afetivas e influência na aprendizagem. Os dados obtidos foram analisados e discutidos à luz de Vygotsky e outros pesquisadores, considerando motivação e afetividade dos estudantes pelos conhecimentos de Química a partir da atuação no teatro. Os resultados mostram que o teatro é uma estratégia de ensino humanizada e lúdica, com potencial para desencadear emoções positivas, estabelecer afetividade em relação aos conteúdos e tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco José da Costa Costa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em  Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), Pós Graduação em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2009), Pós Graduação em Bioquímica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2015), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2019).  Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Com experiência na área de  Ensino de Química, atuou como Formador do Programa Professor Aprendiz como bolsista da FUNCAP. Atuando na formação de professores sobre metodologias de Ensino de Química no Ensino Médio. Atualmente Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino- Pólo RENOEN-UFC-CE.

Maria Goretti de Vasconcelos Silva Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antitumorais e parasitários, prospecção de substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Chamaecrista Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Rede em Ensino (RENOEN) ? Polo UFC, notadamente no Estudo de Estratégias de ensino-aprendizagem em uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, além da aplicação de Metodologias ativas aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Polo UFC do Doutorado em Ensino -RENOEN.

Publicado

2025-09-23

Versiones

Cómo citar

COSTA, F. J. da C.; SILVA, M. G. de V. S. Teatro no ensino de química: caminho lúdico e afetivo para a aprendizagem . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3494. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3494. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas