Metodologias Ativas no Ensino de Lógica de Programação

uma experiência inovadora com uso de Rotação de Estações

Autores/as

  • Guilherme da Silva Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul
  • D´ébora da Silva Motta Matos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3464

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Ensino de Lógica de Programação, Sequência Didática

Resumen

Esse artigo aborda o uso de Metodologias Ativas no ensino da disciplina de Lógica de Programação em um curso técnico de Informática, e descreve a aplicação de um produto educacional, do tipo Sequência Didática. A pesquisa desenvolveu o estudo de estratégias de ensino na disciplina referida acima, através de uma metodologia diferenciada que ultrapassa as práticas focadas apenas em conteúdo. A busca por novas formas de ensino na disciplina de Lógica de Programação se dá pela relevância deste componente curricular para os cursos Técnicos e Superiores na área de Informática, já que fornece conhecimentos básicos para os demais conteúdos que são abordados nestes cursos. Nesta proposta, são utilizadas as Metodologias Ativas por Resolução de Problemas e Aprendizagem Cooperativa com Rotação de Estações. A escolha metodológica pela Sequência Didática é a resposta ao problema de pesquisa: de que forma atividades práticas de criação e desenvolvimento de algoritmos e resolução de problemas com formato colaborativo podem proporcionar uma aprendizagem significativa em estudantes de cursos técnicos da área de informática? Durante o trabalho, foi avaliada a aplicação, aceitação e a contribuição na aprendizagem do conteúdo de Lógica de Programação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme da Silva Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - UERGS (2022). Graduação em Processamento de Dados - UNISINOS (1991), Especialização em Desenvolvimento de Software Livre - UNISINOS (2004), MBA em Gestão de Projetos - UNISINOS (2013). Atuo como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - IFSUL, campus Sapiranga. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e Analise e Projeto de Sistemas de informação e Gerencia de Projetos. Professor de cursos Técnicos e Tecnológicos, na área de TI, nas disciplinas de Lógica de Programação, Linguagem Programação, Banco de Dados e Análise de Sistemas.

D´ébora da Silva Motta Matos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, desde 2014. Atua nos cursos de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Atualmente é coordenadora da Olimpíada Nacional de Aplicativos com fomento do CNPq. Obteve o título de doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 2014, Porto Alegre, Brasil e o título de mestre também em Ciência da Computação pela mesma instituição, em 2010. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela UERGS em 2007. Realizou uma colaboração no Politecnico di Milano, Itália, em 2011 e o doutorado sanduíche no CEA-Leti, Grenoble, França em 2012. Suas principais pesquisas são na área de aprendizagem baseada em problemas ou projetos, inserção de técnicas pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais e metodologias de ensino a partir de aprendizagem significativa interdisciplinar.

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

XAVIER, G. da S.; MATOS, D. da S. M. Metodologias Ativas no Ensino de Lógica de Programação: uma experiência inovadora com uso de Rotação de Estações. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3464. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3464. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra