Universos semânticos sobre competências para promoção da saúde atribuídos por formandos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.712-725.3267Palabras clave:
competência profissional, promoção da saúde, educação de pós-graduação, saúde coletiva, estratégia saúde da famíliaResumen
A pós-graduação em Saúde Coletiva investe na força de trabalho do SUS, visando contribuir para a promoção da saúde da população. Objetivou-se descrever os significados atribuídos por pós-graduandos sobre Competências em Promoção da Saúde. Estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa, com 34 estudantes dos cursos de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC) e Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) no Ceará. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Competências para Promoção da Saúde”. Análises prototípica (AP) e de similitude (AS) das evocações foram discutidas à luz da matriz de Competências Essenciais para Promoção da Saúde no contexto brasileiro (CompEPS). Os termos ‘conhecimento’ e ‘habilidade’ foram evidenciados com elevada frequência na AP, compondo o núcleo central de ambos os cursos e, na AS, os termos “cuidado”, “promoção” e “prevenção” foram destaque no MPSF, enquanto “humanização” e “ética” destacaram-se na RMSC. Assim, os significados atribuídos pelos pós-graduandos ora ampliaram ora se distanciaram da CompEPS, implicando compreensões dissonantes e requerendo melhorias na formação pós-graduada.
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