Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad desde la perspectiva materna
interlocuciones entre educación, salud y familia
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.300-310.3234Palabras clave:
atención primaria de salud, Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad, metilfenidatoResumen
El objetivo de este estudio fue discutir el proceso de diagnóstico inicial del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) en niños y adolescentes y las interacciones entre educación, salud y familia desde la perspectiva materna. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, de enfoque cualitativo, que involucró a 10 madres de niños y adolescentes diagnosticados con TDAH y en tratamiento con metilfenidato. La recolección de datos se llevó a cabo en febrero de 2022 en un municipio de mediano porte del sur de Brasil a través de entrevistas individuales, sometidas a un análisis de contenido en el software MAXQDA. Surgieron dos categorías: Señales y síntomas de Déficit de Atención e Hiperactividad: el papel de la escuela en el prediagnóstico del TDAH en niños y adolescentes y la Atención Primaria de Salud como puerta de entrada para el diagnóstico y tratamiento del trastorno y la medicación como terapéutica de elección en la atención especializada. Se concluye que existe una interfaz entre educadores, escuela, madres, médicos de atención primaria y de atención especializada para el diagnóstico y tratamiento del trastorno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.