Preditores da ideação suicida em estudantes universitários da área da saúde

Autores/as

  • Ana Paula de Oliveira Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Michelle Engers Taube Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Mary Sandra Carlotto Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3171

Palabras clave:

Suicídio, Saúde mental, Estudantes universitários

Resumen

A morte por suicídio apresenta-se como um problema de saúde pública e suas consequências têm abrangido proporções a nível mundial. O presente estudo teve como objetivo identificar a frequência e os fatores associados à ideação suicida em estudantes universitários da área da saúde. Participaram 246 estudantes que responderam a um formulário on-line. Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, clínicos, acadêmicos, laborais, estressores acadêmicos, escala de Ideação Suicida de Beck e a escala de Autoeficácia Geral Percebida. Os resultados, obtidos por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, indicaram um modelo explicativo constituído por quatro variáveis: a autoeficácia, pensar em desistir do curso e os estressores custos econômicos relacionados ao curso e conciliar estudos e família. Sugere-se ações de saúde pública e institucionais voltadas para a promoção e prevenção da saúde mental de estudantes universitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula de Oliveira, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari Univates.

Michelle Engers Taube, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Psicóloga, doutora em psicologia, docente da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Mary Sandra Carlotto, Universidade de Brasília - UNB

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2005), pós-doutorado pela Universidade de Valencia/Espanha (2010). Docente da Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

DE OLIVEIRA, A. P. .; ENGERS TAUBE, M.; CARLOTTO, M. S. Preditores da ideação suicida em estudantes universitários da área da saúde. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3171. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3171. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas