Políticas e práticas de saúde em enfermagem
protagonismo ou coadjuvação da enfermagem na perspectiva da saúde da mulher?
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3151Palabras clave:
Enfermagem, Políticas públicas, Saúde da mulherResumen
A partir del contexto histórico de la formación de enfermería, se observa una ampliación de su espacio en el área de la salud, ya que asume un papel cada vez más determinante y proactivo en la identificación de las necesidades de atención de la población. Este estudio se propone discutir si la enfermería juega un papel protagónico en la construcción y estructuración de las políticas de salud de la mujer. Se identificó que la enfermería surgió ocupando un rol de apoyo y que ha ido modificando su desempeño longitudinalmente. En Brasil, en lo que respecta a las políticas públicas sobre la salud de la mujer, éstas se enfocan en el cuidado materno, aún enfocadas en la salud reproductiva y sus perjuicios, lo que limita parcialmente el papel de la enfermería. Sin embargo, con la creación del SUS, el enfermero se convierte en un profesional clave en la atención prenatal, por su capacidad de actuar en estrategias de promoción de la salud y prevención de enfermedades a través del cuidado humanizado, destacándose por su competencia técnica. Finalmente, se entiende que la enfermería en prácticas avanzadas es una forma fructífera de reconocer el papel profesional de las enfermeras al brindar una formación de calidad y excelencia en el desempeño.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.