O uso de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem Potencialmente Significativos para estimular a criatividade em Ciências Exatas

Autores

  • Adriano Edo Neuenfeldt Univates - RS
  • Rogério José Schuck UNIVATES/RS
  • Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues UFSM/HUSM/RS
  • Tânia Micheline Miorando UFSM/RS
  • Derli Juliano Neuenfeldt UNIVATES/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.740-758.2554

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado, que envolveu 434 estudantes de 14 turmas que cursaram as disciplinas de Ciências Exatas de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. Objetivou investigar a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs), buscando intensificar as percepções quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior. Especificamente, neste trabalho se apresentam algumas ações desenvolvidas com uma turma de 37 estudantes, cursando uma disciplina da área das Ciências Exatas, vinculada aos cursos de Engenharia e Arquitetura. A proposta também teve como objetivo explorar estratégias de ensino para desenvolver conteúdos de forma interativa e significativa para/com os estudantes, aproximando teoria e prática a partir da criatividade. Foi um estudo qualitativo com aproximações na pesquisa-ação, em que se explorou referenciais que contemplassem criatividade, estratégias de ensino, incluindo o uso do portfólio, e aprendizagem significativa. A partir do material coletado, foi possível constatar que o desvelamento de estratégias de ensino que estimulem a criatividade depende de uma articulação de atividades que propiciem a integração dos estudantes, mediante o trabalho em equipe e a autonomia. Desse modo, é possível contribuir para uma aprendizagem dos conteúdos de forma potencialmente significativa.

Palavras-chave: Ensino; aprendizagem; criatividade; estratégias de ensino; ciências exatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Univates - RS

Doutorado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-RS.  Mestrado em Educação pela UFSM. Especialista em Tecnologias da Informação e da Educação Aplicadas à Educação pela UFSM. Licenciado em Matemática pela UFSM. Bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM.

Rogério José Schuck, UNIVATES/RS

Doutorado em Filosofia pela PUCRS. Professor Titular na Univates junto aos PPGEnsio e PPGECE. Coordenador do Mestrado e Doutorado em Ensino da Univates. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates) e "Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências" (Univates).

Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues, UFSM/HUSM/RS

Mestre em Ciências Sociais pela UFSM. Especialista em Tecnologias da Informação e da Educação Aplicadas à Educação pela UFSM. Licenciada em Pedagogia pela UFSM. Trabalha na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Filial Hospital Universitário de Santa Maria-RS.

Tânia Micheline Miorando, UFSM/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; Professora Adjunta no Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da UFSM; Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS/CNPq.

Derli Juliano Neuenfeldt, UNIVATES/RS

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor titular dos cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates)

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

NEUENFELDT, A. E.; SCHUCK, R. J.; RODRIGUES, A. W. da L.; MIORANDO, T. M.; NEUENFELDT, D. J. O uso de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem Potencialmente Significativos para estimular a criatividade em Ciências Exatas. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 740–758, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.740-758.2554. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2554. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)