O uso de Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem Potencialmente Significativos para estimular a criatividade em Ciências Exatas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.740-758.2554Abstract
Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado, que envolveu 434 estudantes de 14 turmas que cursaram as disciplinas de Ciências Exatas de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. Objetivou investigar a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs), buscando intensificar as percepções quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior. Especificamente, neste trabalho se apresentam algumas ações desenvolvidas com uma turma de 37 estudantes, cursando uma disciplina da área das Ciências Exatas, vinculada aos cursos de Engenharia e Arquitetura. A proposta também teve como objetivo explorar estratégias de ensino para desenvolver conteúdos de forma interativa e significativa para/com os estudantes, aproximando teoria e prática a partir da criatividade. Foi um estudo qualitativo com aproximações na pesquisa-ação, em que se explorou referenciais que contemplassem criatividade, estratégias de ensino, incluindo o uso do portfólio, e aprendizagem significativa. A partir do material coletado, foi possível constatar que o desvelamento de estratégias de ensino que estimulem a criatividade depende de uma articulação de atividades que propiciem a integração dos estudantes, mediante o trabalho em equipe e a autonomia. Desse modo, é possível contribuir para uma aprendizagem dos conteúdos de forma potencialmente significativa.
Palavras-chave: Ensino; aprendizagem; criatividade; estratégias de ensino; ciências exatas.
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