Portugués en China: las cifras de la educación superior
os números do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.602-614.2442Resumen
En los últimos años, la enseñanza del portugués en la educación superior en China ha experimentado un crecimiento considerable en términos de instituciones, profesores y estudiantes. A pesar de esta realidad, la tarea de cuantificar los elementos pertenecientes a esta área de estudio enfrenta algunas dificultades debido a razones logísticas relacionadas con el tamaño del territorio y el número de instituciones de educación superior chinas. A través de una investigación documental y exploratoria, este estudio tiene como objetivo principal sistematizar y realizar una lectura de los números que revelan la situación del portugués en la educación superior china. Las principales conclusiones nos permiten constatar: un gran incremento en el número de estudiantes y profesores en relación a las cifras dadas a conocer en estudios anteriores; la categorización de los profesores por nacionalidad; la proporción maestro-alumno; la distribución de estudiantes según el tipo de cursos a los que asisten; y varios otros datos comparativos entre China continental y Macao.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.