Contribuições da metodologia de Resolução de Problemas para o ensino de Probabilidade e Estatística
mapeamento de dissertações
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.429-443.2328Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas para o ensino de Probabilidade e Estatística, por meio do mapeamento de teses e dissertações. Como abordagem metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando como procedimentos o “Mapeamento na Pesquisa Educacional”, para levantamento, organização e análise dos dados. Os dados foram constituídos a partir da seleção de seis dissertações publicadas no banco de dados da CAPES, entre 2009 a 2019. Para a análise, estabelecemos quatro categorias definidas a priori: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados e interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; e, d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área. Os resultados permitiram identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e se evidenciou convergência no que se refere aos estudos acerca da Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino.
Palavras-chave: Mapeamento; tratamento da informação; ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.