Contributions of the Problem Solving Methodology to the Teaching of Probability and Statistics:
mapping of dissertations
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.429-443.2328Abstract
This article presents results of a research, which aimed to analyze the contributions of the Problem Solving methodology to the teaching of Probability and Statistics, through the mapping of theses and dissertations. As a methodological approach, the procedures of Mapping in Educational Research were used. The data were constituted from the selection of six dissertations published in the CAPES database, between 2009 and 2019. For the analysis, we established four categories defined a priori: a) theoretical references of the research; b) investigated problems and research interests; c) methodologies used; d) main results and contributions to the advancement of the theme in the area. The results made it possible to identify theoretical and methodological approaches between the studies analyzed and there was a convergence in terms of studies on problem solving as a teaching methodology.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.