Estabelecendo diálogo da Educação Profissional e Tecnológica com o projeto “Educação Sanitária na Escola” da Secretaria da Agricultura do RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.688-704.2257Resumen
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR) conta com o projeto “Educação Sanitária na Escola”, criado em 2010, que tem fiscais estaduais agropecuários como agentes disseminadores de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária em escolas de ensino básico. O documento orientador deste projeto passou por uma revisão, sendo republicado em 2018. Este artigo é oriundo de pesquisa documental, qualitativa, de caráter exploratório, que se propõe a apresentar uma análise comparativa entre as duas versões do documento, seguindo categorização conforme Bardin (2011). Por meio da análise documental, traça relações com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), principalmente os conceitos de trabalho como princípio educativo e a formação humana integral, conforme Gramsci (2001), Saviani (2007), Ciavatta (2009, 2014), Ramos (2008) e Freire (1987). Como resultado, verifica-se que o “Educação Sanitária na Escola” estabelece um diálogo consistente com as bases teóricas da EPT. A análise do documento orientador sob este viés contribuirá na elaboração de um site orientativo para auxiliar na ampliação da base de atuação do projeto.
Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo; formação humana integral; educação sanitária em defesa agropecuária.
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