Estabelecendo diálogo da Educação Profissional e Tecnológica com o projeto “Educação Sanitária na Escola” da Secretaria da Agricultura do RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.688-704.2257Abstract
The Secretariat of Agriculture, Livestock and Rural Development of Rio Grande do Sul (SEAPDR) has the project "Health Education at School", created in 2010, which has state agricultural inspectors as disseminating agents of Health Education in Agricultural Defense in basic teaching schools. The guiding document for this project was revised and republished in 2018. This article comes from qualitative, exploratory documentary research, which proposes to present a comparative analysis between the two versions of the document, following categorization according to Bardin (2011). Through documentary analysis, it traces relationships with the conceptual bases of Professional and Technological Education (PTE), mainly the concepts of work as an educational principle and integral human formation, according to Gramsci (2001), Saviani (2007), Ciavatta (2005, 2009, 2014), Ramos (2008) and Freire (1987). As a result, it appears that “Health Education at School” establishes a consistent dialogue with the theoretical bases of PTE. The analysis of the guiding document under this bias will contribute to the development of a guiding website to assist in expanding the project's operations.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.