Estabelecendo diálogo da Educação Profissional e Tecnológica com o projeto “Educação Sanitária na Escola” da Secretaria da Agricultura do RS

Autores

  • Elaine dos Santos Pinto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.688-704.2257

Resumo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR) conta com o projeto “Educação Sanitária na Escola”, criado em 2010, que tem fiscais estaduais agropecuários como agentes disseminadores de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária em escolas de ensino básico. O documento orientador deste projeto passou por uma revisão, sendo republicado em 2018. Este artigo é oriundo de pesquisa documental, qualitativa, de caráter exploratório, que se propõe a apresentar uma análise comparativa entre as duas versões do documento, seguindo categorização conforme Bardin (2011). Por meio da análise documental, traça relações com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), principalmente os conceitos de trabalho como princípio educativo e a formação humana integral, conforme Gramsci (2001), Saviani (2007), Ciavatta (2009, 2014), Ramos (2008) e Freire (1987). Como resultado, verifica-se que o “Educação Sanitária na Escola” estabelece um diálogo consistente com as bases teóricas da EPT. A análise do documento orientador sob este viés contribuirá na elaboração de um site orientativo para auxiliar na ampliação da base de atuação do projeto.

Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo; formação humana integral; educação sanitária em defesa agropecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine dos Santos Pinto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), IFRS – Campus Porto Alegre. Graduanda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Aline Grunewald Nichele, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

DOS SANTOS PINTO, E.; GRUNEWALD NICHELE, A. Estabelecendo diálogo da Educação Profissional e Tecnológica com o projeto “Educação Sanitária na Escola” da Secretaria da Agricultura do RS. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 688–704, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.688-704.2257. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2257. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas