Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade
atuação transformadora no contexto pandêmico e pós-pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.257-273.2169Resumen
Actualmente, estamos experimentando los impactos de una pandemia inesperada, causada por Covid-19, que tuvo un impacto directo en las estrategias de enseñanza. Como resultado, se destacaron las desigualdades sociales en el contexto educativo, especialmente aquellas que atravesaban cuestiones étnico-raciales. De esta forma, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar las relaciones de los problemas socioeducativos que surgieron durante la pandemia y correlacionarlos con las perspectivas de un período pospandémico, a partir de un curso de extensión para promover debates relacionados con la vida universitaria y la problemática provocada por la pandemia. Los participantes del curso cumplimentaron un formulario que instigó reflexiones para colaborar con la construcción de estrategias en un contexto pospandémico menos desigual. Las respuestas se categorizaron y analizaron según Laurence Bardin (2002). Como resultado, está claro que los desafíos de la educación para el momento posterior a la pandemia serán grandes; sin embargo, para que los efectos no sean aún más dañinos, es necesario que las actividades estén contextualizadas a la realidad de los estudiantes para una educación más democrática e inclusiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.