Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade
atuação transformadora no contexto pandêmico e pós-pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.257-273.2169Abstract
Currently, we are experiencing the impacts of an unexpected pandemic, caused by Covid-19, which had a direct impact on teaching strategies. As a result, social inequalities in the educational context stood out, especially those that crossed ethnic-racial issues. In this way, the present work aimed to investigate the relationship of socio-educational issues that emerged during the pandemic and to correct them with the perspectives of a post-pandemic period, from an extension course by promoting debates related to university life and the problems caused by the pandemic. The course participants filled out a form that instigated reflections in order to collaborate with the construction of strategies in a less unequal post-pandemic context. The responses were categorized and analyzed according to Laurence Bardin (2002). As a result, it is clear that the challenges of education for the post-pandemic moment will be great; however, so that the effects are not even more harmful, it is necessary that the activities are contextualized to the reality of the students for a more democratic and inclusive education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.