Realidade Virtual como meio de conscientização da etiqueta higiênica com o foco em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores/as

  • Stefane Menezes Universidade Federal do Rio Grande
  • André Freitas Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.507-520.2132

Resumen

A transmissão do coronavírus se dá de forma rápida e fácil por meio das gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando o indivíduo contaminado tosse ou espirra. A Organização Mundial da Saúde sugeriu medidas protetivas como tentativa de minimizar a transmissão do vírus, como por exemplo, lavar as mãos com água e sabão e a indicação para o uso de máscaras. Porém, alguns segmentos da população apresentam dificuldades na adoção das medidas preventivas, como é o caso dos sujeitos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo, mesmo que o transtorno não seja considerado fator de risco para o contágio da COVID-19. Refletindo a partir dessas premissas, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e os testes preliminares de uma ferramenta de realidade virtual utilizando a intervenção baseada em vídeo, para a conscientização da etiqueta higiênica necessária neste momento pandêmico, com o foco em crianças autistas de 7 a 10 anos. Para validar a ferramenta foi realizado um ensaio de interação com um profissional da área da saúde. A partir dos resultados percebeu-se o potencial da ferramenta no ensino de atividades para crianças com autismo devido aos estímulos visuais.

Palavras-chave: Realidade Virtual; intervenção baseada em vídeo; autismo; COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-06-27

Cómo citar

MENEZES, S.; FREITAS, A. Realidade Virtual como meio de conscientização da etiqueta higiênica com o foco em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 507–520, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.507-520.2132. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2132. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra