Simulador 2D tátil para montagem de circuitos elétricos para pessoas com deficiência visual

Autores

  • Gabriela Santos Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Fábrica, Juiz de Fora - MG, 36080-001
  • Gabriel Rodrigues de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Fábrica, Juiz de Fora - MG, 36080-001
  • Karina Machado Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Fábrica, Juiz de Fora - MG, 36080-001
  • Diego Augusto Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Fábrica, Juiz de Fora - MG, 36080-001
  • Jefferson Martins Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.67-76.2110

Resumo

Estudantes com deficiência visual precisam de ajustes nas atividades práticas tradicionais e nas estratégias metodológicas e didáticas empregadas pelo professor. Essas adaptações são baseadas em ferramentas de ensino multissensoriais, que reforçam o aprendizado de todos os alunos da classe. Dessa forma, o objetivo dessa prática experimental é produzir recursos didáticos simples que permitam que estudantes com deficiência visual e baixa visão possam aprender os conceitos básicos sobre circuito em série e em paralelo. Além da montagem dos circuitos táteis para a apresentação dos conceitos físicos, é apresentado um modelo de Simulador 2D tátil para que os alunos com deficiência visual possam, de forma independente, realizar as montagens dos circuitos em série e em paralelo.

Palavras-chave: Circuito elétrico; deficiência visual; ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

SANTOS LEITE, G.; RODRIGUES DE CASTRO, G. .; MACHADO SILVA, K. .; SANTOS, D. A.; MARTINS, J. Simulador 2D tátil para montagem de circuitos elétricos para pessoas com deficiência visual. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 67–76, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.67-76.2110. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2110. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)