Educação técnica binacional na fronteira: inovação, conquistas e dificuldades

Autores/as

  • Alcione Jacques Maschio IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.60-73.207

Palabras clave:

cursos binacionais, educação técnica na fronteira.

Resumen

Este ensaio apresenta um ponto de vista da história, das dificuldades e das realizações dos primeiros cursos técnicos binacionais do país. Pensados e realizados na fronteira entre Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (UY), pelo IFSul,  e pela Universidad del Trabajo del Uruguay, significam a concretização oficial de toda a integração de brasileiros e uruguaios dessa região. Se por um lado, no âmbito das relações interpessoais e do cotidiano, as populações locais encontram-se absolutamente integradas, por outro, diversos segmentos públicos dos dois países não acompanham essa lógica e permanecem segregados, dificultando o avanço de significativos processos administrativos que beneficiariam ainda mais a educação e a integração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcione Jacques Maschio, IFSul

Licenciada em Letras, com Mestrado em Letras e Cultura Regional.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

MASCHIO, A. J. Educação técnica binacional na fronteira: inovação, conquistas e dificuldades. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 2, p. 60–73, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.60-73.207. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/207. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a