Modelagem matemática e análise das ações públicas de distanciamento social para contenção da COVID-19 em Araranguá/SC
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.361-386.2021Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as consequências das medidas públicas para regulação do distanciamento social como contenção da COVID-19, em nível municipal, em Araranguá, Santa Catarina. Foram compilados os decretos e portarias municipais sobre o tema e tabulados os dados de casos da doença divulgados pela Prefeitura Municipal. Foram analisados os dados de mobilidade em setores econômicos do Google Analytics. Um modelo matemático baseado no modelo SIR de Kermack e McKendrick (1927) foi construído e resolvido utilizando o software Geogebra. O coeficiente de determinação R2≈1 indicou um bom ajuste do modelo aos dados reais. As simulações indicaram a possibilidade de contaminação de até 90% da população se mantido o número básico de reprodução R0 próximo a 2,5. Medidas legais mais rígidas de distanciamento social seriam capazes de evitar quase todos os óbitos por COVID-19 de residentes no município. A análise estatística revelou correlação forte entre a mobilidade em setores econômicos e os casos confirmados da doença, com maior influência do setor de varejo e lazer.
Palavras-chave: COVID-19; modelagem matemática; políticas públicas; SIR.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.