Desafíos del trabajo pedagógico

Consideraciones sobre classes remotas en una escuela secudaria integrada

Autores/as

  • Neiva Lílian Ferreira Ortiz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.942-956.1993

Resumen

Esse artigo traz em seu escopo uma análise dos desafios do trabalho do Setor de Assessoria Pedagógica (SAP), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Vicente do SUL (IFFAR/SVS). A análise, aqui relatada, refere-se ao trabalho desenvolvido junto aos professores e estudantes do 1º ano do Curso de Alimentos Integrado ao Ensino Médio (1º ano CAIM), durante o primeiro semestre de 2020, frente à pandemia de coronavírus (COVID-19). Busca-se contextualizar o caminho percorrido da efetivação das aulas remotas, por meio das portarias do Ministério da Educação (MEC), e apresenta-se os percentuais de acesso dos estudantes às aulas, realizadas via tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e baseou-se em materiais elaborados pela comunidade acadêmica daquela turma e por documentos oficiais do MEC, Conselhos Nacional e Estadual de Educação. Nessa análise teve-se a clareza de que o trabalho pedagógico é eficiente em seu cotidiano, porém não é eficaz se feito sozinho. Conclui-se que há muito para melhorar, quando o assunto refere-se às aulas remotas, aulas on-line, aulas com tecnologias digitais, Ensino à Distância, etc., mas caminha-se para mudanças significativas no campo da Educação, como um todo (processo de ensino e de aprendizagem).

Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; apoio discente; ensino on-line; ensino técnico integrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

ORTIZ, N. L. F.; BULEGON, A. M. . Desafíos del trabajo pedagógico: Consideraciones sobre classes remotas en una escuela secudaria integrada. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 942–956, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.942-956.1993. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1993. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas