Desafíos del trabajo pedagógico
Consideraciones sobre classes remotas en una escuela secudaria integrada
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.942-956.1993Resumen
Esse artigo traz em seu escopo uma análise dos desafios do trabalho do Setor de Assessoria Pedagógica (SAP), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Vicente do SUL (IFFAR/SVS). A análise, aqui relatada, refere-se ao trabalho desenvolvido junto aos professores e estudantes do 1º ano do Curso de Alimentos Integrado ao Ensino Médio (1º ano CAIM), durante o primeiro semestre de 2020, frente à pandemia de coronavírus (COVID-19). Busca-se contextualizar o caminho percorrido da efetivação das aulas remotas, por meio das portarias do Ministério da Educação (MEC), e apresenta-se os percentuais de acesso dos estudantes às aulas, realizadas via tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e baseou-se em materiais elaborados pela comunidade acadêmica daquela turma e por documentos oficiais do MEC, Conselhos Nacional e Estadual de Educação. Nessa análise teve-se a clareza de que o trabalho pedagógico é eficiente em seu cotidiano, porém não é eficaz se feito sozinho. Conclui-se que há muito para melhorar, quando o assunto refere-se às aulas remotas, aulas on-line, aulas com tecnologias digitais, Ensino à Distância, etc., mas caminha-se para mudanças significativas no campo da Educação, como um todo (processo de ensino e de aprendizagem).
Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; apoio discente; ensino on-line; ensino técnico integrado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.