Legitimação da Educação Física no IFSul

uma possibilidade através de práticas que desenvolvam a autonomia do/a educando/a

Autores/as

  • Fabiana Celente Montiel Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas. http://orcid.org/0000-0002-9921-6703
  • Gabriela Diel de Arruda Mestranda Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas
  • Mariângela da Rosa Afonso Professora Titular da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1141-1160.1968

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos/as professores/as de Educação Física (EF) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), no sentido de evidenciar elementos que promovem o desenvolvimento da autonomia do/a educando/a. Foram realizadas, em média, sete observações das práticas pedagógicas de quatro professores/as efetivos/as de EF do IFSul, durante o primeiro semestre de 2019, tendo como suporte um instrumento de observação. Na análise de dados, aproximamo-nos dos princípios da Análise Textual Discursiva, tendo como suporte o programa NVivo 12, que auxiliou na sistematização dos resultados. As categorias evidenciaram que práticas, as quais trabalham com esses elementos, estão favorecendo o desenvolvimento da autonomia dos/as alunos/as. O estudo possibilitou demonstrar de que forma a EF, como componente curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado do IFSul, pode contribuir para uma formação humana, sendo esse um fator importante para a sua legitimação nesse nível de ensino.

Palavras-chave: Ensino médio; prática pedagógica; formação integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-01-09

Cómo citar

MONTIEL, F. C.; DIEL DE ARRUDA, G.; DA ROSA AFONSO, M. Legitimação da Educação Física no IFSul: uma possibilidade através de práticas que desenvolvam a autonomia do/a educando/a. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 1141–1160, 2023. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1141-1160.1968. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1968. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas