Legitimação da Educação Física no IFSul
uma possibilidade através de práticas que desenvolvam a autonomia do/a educando/a
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1141-1160.1968Abstract
The study aimed to analyze the pedagogical practices of Physical Education (PE) teachers at Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFSul), in order to highlight elements which promote the development of student’s autonomy. On average, seven observations of the pedagogical practices of four effective PE teachers from IFSul were conducted during the first semester of 2019, supported by an observation tool. During the data analysis, we have approached the principles of the Discursive Textual Analysis, supported by NVivo 12 program, which helped to systematize the results. The categories highlighted that practices, which work with these elements, are promoting the development of students' autonomy. The study was able to demonstrate how PE, as a curricular component of the Integrated High School courses at IFSul, can contribute to human formation, which is an important factor for its legitimacy at this level of education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.