O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807Palabras clave:
Plataforma digital, ensino de Química, pandemia.Resumen
Uma doença respiratória aguda causada por um vírus denominado de SARS-CoV-2 foi transmitido a um número expressivo da população mundial. Com a disseminação global, a Organização Mundial de Saúde decreta em março de 2020 como Pandemia, e o Brasil de imediato, começou a tomar as atitudes cabíveis como quarentena e isolamento social. Com este quadro, não restou senão, suspender as aulas no Estado do Rio Grande do Sul (RS), e para minimizar o impacto da falta de aulas, a rede privada de ensino decidiu dar continuidade ao calendário letivo de forma on-line e começou a operar com as plataformas digitais existentes para os ensinos Fundamental e Médio apesar que em algumas escolas já se utilizava a mesma. Este artigo tem como objetivo avaliar a capacidade de aprendizagem no Ensino de Química por meio de uma plataforma digital e o quanto os estudantes conseguem apreender os conteúdos via online sem a presença diária física de um tutor, flexibilizando a rotina diária de aula, tendo em vista que as aulas podem ser assistidas em horários diversos quando o aluno se veja impossibilitado de acompanhá-la no horário. A metodologia adotada foi o estudo descritivo exploratório com aplicação de um questionário como pesquisa qualitativa. Como resultado verificou-se que apesar dos estudantes terem indicado certa dificuldade para aprender Química, ainda assim obtiveram resultados positivos com a inserção do ensino remoto durante este período de pandemia, o que pode indicar que plataformas digitais são ferramentas com potencial para as escolas como complemento híbrido para futuros estudos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.