Conhecimento sobre a Cognição Numérica de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.686-698.1705Palabras clave:
Ensino da Matemática, Educação Infantil, Cognição Numérica.Resumen
O objetivo deste presente artigo consiste em discorrer sobre os conhecimentos prévios das professoras que ensinam Matemática na Educação Infantil em uma cidade do norte do Paraná sobre a Cognição Numérica, bem como analisar seus relatos sobre a importância deste conhecimento para suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados em um curso de capacitação de professores e analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Desta forma, é importante destacar que a Cognição Numérica é influenciada por fatores biológicos, cognitivos, educacionais e culturais, compreendidos pelo Senso Numérico (sistema primário), Processamento Numérico, o qual se subdivide em Compreensão e Produção Numérica e o Cálculo (sistema secundário). Este estudo revelou que este conteúdo não foi abordado nos processos de formação inicial e continuada destas professoras. No entanto, a partir do curso, as participantes destacaram a importância deste conhecimento para os professores que ensinam Matemática na Educação Infantil, sobretudo pois os modelos de desenvolvimento da Cognição Numérica fornecem embasamento teórico para suas práticas, qualificando-as para o trabalho com a disciplina e contribuindo, assim, para a diminuição das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Ensino da Matemática; Educação Infantil; cognição numérica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.