Pesquisas sobre o Estado da Arte no Ensino de Ciências e Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações

Autores/as

  • Roberta Flores Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.221-232.1580

Palabras clave:

Estado da Arte, ensino de ciências e biologia, atividades práticas.

Resumen

Nesse artigo é apresentado um levantamento de teses e dissertações que realizaram pesquisa do tipo Estado da Arte, voltados ao ensino de Ciências e Biologia, com o intuito de mapear os assuntos que foram abordados em tais estudos e, por conseguinte, verificar se a temática “atividades práticas” está entre eles. Foram 64 trabalhos que abordaram os mais diferentes assuntos, sendo a maioria voltados a questões de ensino-aprendizagem. Não foi encontrado nenhuma tese ou dissertação que abordasse a temática “atividades práticas” utilizando essa expressão. Contudo, foram encontrados estudos que discutiram modalidades de atividades práticas como as atividades lúdicas e as experimentais. Nessa perspectiva, salienta-se a necessidade de estudos que abordem a temática de uma forma mais aprofundada e ampla, levando-se em conta não somente uma, mas as várias modalidades desse tipo de atividade para as áreas de Ciências e Biologia, visto que a prática nas respectivas áreas, é de suma importância para a compreensão dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos nas aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Flores Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS

Publicado

2020-04-29

Cómo citar

FLORES SILVA, R.; MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO, A. Pesquisas sobre o Estado da Arte no Ensino de Ciências e Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 221–232, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.221-232.1580. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1580. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas