Pesquisas sobre o Estado da Arte no Ensino de Ciências e Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.221-232.1580Keywords:
Estado da Arte, ensino de ciências e biologia, atividades práticas.Abstract
Nesse artigo é apresentado um levantamento de teses e dissertações que realizaram pesquisa do tipo Estado da Arte, voltados ao ensino de Ciências e Biologia, com o intuito de mapear os assuntos que foram abordados em tais estudos e, por conseguinte, verificar se a temática “atividades práticas” está entre eles. Foram 64 trabalhos que abordaram os mais diferentes assuntos, sendo a maioria voltados a questões de ensino-aprendizagem. Não foi encontrado nenhuma tese ou dissertação que abordasse a temática “atividades práticas” utilizando essa expressão. Contudo, foram encontrados estudos que discutiram modalidades de atividades práticas como as atividades lúdicas e as experimentais. Nessa perspectiva, salienta-se a necessidade de estudos que abordem a temática de uma forma mais aprofundada e ampla, levando-se em conta não somente uma, mas as várias modalidades desse tipo de atividade para as áreas de Ciências e Biologia, visto que a prática nas respectivas áreas, é de suma importância para a compreensão dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos nas aulas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.