Pesquisas sobre o Estado da Arte no Ensino de Ciências e Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações

Autores

  • Roberta Flores Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.221-232.1580

Palavras-chave:

Estado da Arte, ensino de ciências e biologia, atividades práticas.

Resumo

Nesse artigo é apresentado um levantamento de teses e dissertações que realizaram pesquisa do tipo Estado da Arte, voltados ao ensino de Ciências e Biologia, com o intuito de mapear os assuntos que foram abordados em tais estudos e, por conseguinte, verificar se a temática “atividades práticas” está entre eles. Foram 64 trabalhos que abordaram os mais diferentes assuntos, sendo a maioria voltados a questões de ensino-aprendizagem. Não foi encontrado nenhuma tese ou dissertação que abordasse a temática “atividades práticas” utilizando essa expressão. Contudo, foram encontrados estudos que discutiram modalidades de atividades práticas como as atividades lúdicas e as experimentais. Nessa perspectiva, salienta-se a necessidade de estudos que abordem a temática de uma forma mais aprofundada e ampla, levando-se em conta não somente uma, mas as várias modalidades desse tipo de atividade para as áreas de Ciências e Biologia, visto que a prática nas respectivas áreas, é de suma importância para a compreensão dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Flores Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

FLORES SILVA, R.; MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO, A. Pesquisas sobre o Estado da Arte no Ensino de Ciências e Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 221–232, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.221-232.1580. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1580. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas