Gestão na Educação Profissional e Tecnológica

tendências atuais

Autores

  • Mélody Hármony Bezerra da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Giann Mendes Ribeiro IFRN
  • Sandra Maria Campos Alves Doutora em Solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professora do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.818-825.1553

Palavras-chave:

EPT, Gestão democrática, Legislação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de documentos oficiais que orientam a gestão escolar nas instituições de EPT. Considera-se importante abordar esse tema como forma de preencher lacunas ainda existentes na área da educação. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental tendo como principais documentos para análise a lei no 13.005/14, lei no 9.394/96 e a lei no 11.892/2008. Obteve-se como resultados o entendimento de que os documentos que tratam da criação dos IFs, deixam lacunas em relação ao direcionamento de políticas voltadas para uma gestão democrática. Conclui-se que apesar de não haver um conteúdo sistematizado sobre gestão democrática direcionado para a EPT, as diretrizes nacionais da educação, através do PNE e da LDB fundamentam toda a educação brasileira, de forma geral. Entendendo também que a participação da comunidade de forma ativa, seja em reuniões para construção do PPP, seja em projetos e programas desenvolvidos para a comunidade, gera condições para que a comunidade, como um todo, possa usufruir de bens culturais que são disponibilizados pela instituição.

Palavras-chave: EPT; gestão democrática; legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mélody Hármony Bezerra da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Mossoró. Área de estudo: Organização e Memória de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica

Giann Mendes Ribeiro, IFRN

Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

COSTA, M. H. B. da; RIBEIRO, G. M.; ALVES, S. M. C. Gestão na Educação Profissional e Tecnológica: tendências atuais. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 818–825, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.818-825.1553. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1553. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas