Gestão na Educação Profissional e Tecnológica

tendências atuais

Authors

  • Mélody Hármony Bezerra da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Giann Mendes Ribeiro IFRN
  • Sandra Maria Campos Alves Doutora em Solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professora do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.818-825.1553

Keywords:

EPT, Gestão democrática, Legislação.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir a gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de documentos oficiais que orientam a gestão escolar nas instituições de EPT. Considera-se importante abordar esse tema como forma de preencher lacunas ainda existentes na área da educação. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental tendo como principais documentos para análise a lei no 13.005/14, lei no 9.394/96 e a lei no 11.892/2008. Obteve-se como resultados o entendimento de que os documentos que tratam da criação dos IFs, deixam lacunas em relação ao direcionamento de políticas voltadas para uma gestão democrática. Conclui-se que apesar de não haver um conteúdo sistematizado sobre gestão democrática direcionado para a EPT, as diretrizes nacionais da educação, através do PNE e da LDB fundamentam toda a educação brasileira, de forma geral. Entendendo também que a participação da comunidade de forma ativa, seja em reuniões para construção do PPP, seja em projetos e programas desenvolvidos para a comunidade, gera condições para que a comunidade, como um todo, possa usufruir de bens culturais que são disponibilizados pela instituição.

Palavras-chave: EPT; gestão democrática; legislação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mélody Hármony Bezerra da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Mossoró. Área de estudo: Organização e Memória de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica

Giann Mendes Ribeiro, IFRN

Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Published

2022-10-14

How to Cite

COSTA, M. H. B. da; RIBEIRO, G. M.; ALVES, S. M. C. Gestão na Educação Profissional e Tecnológica: tendências atuais. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 818–825, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.818-825.1553. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1553. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas