A trajetória acadêmica dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul

Autores/as

  • Walter Romeu Bicca Junior Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul
  • Paloma Almeida Arce Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.531-561.1444

Palabras clave:

Educação técnica, evasão no ensino técnico, evasão escolar.

Resumen

São recorrentes os casos de evasão, retenção e abandono escolar atualmente. A vista disso, esse artigo busca elucidar essa problemática, apresentando não apenas as causas e consequências, mas também um estudo aprofundado dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural integrado ao ensino médio do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul. Nesse estudo são apresentados dados do percentual de alunos evadidos, com matrículas trancadas e retidos dos cursos técnicos de Gestão Cultural. Além disso, foi analisado todos os anos, da primeira turma a se formar até a última de todos elas. O estudo dessa temática é de suma importância pois afeta a sociedade como um todo, não apenas as escolas, famílias e os estudantes.

Palavras-chave: Evasão escolar; abandono escolar; retenção escolar.

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Biografía del autor/a

Walter Romeu Bicca Junior, Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

Professor e orientador de pesquisa

Paloma Almeida Arce, Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

Estudante do Curso Técnico em Informática

Publicado

2021-10-08

Cómo citar

BICCA JUNIOR, W. R.; ARCE, P. A. A trajetória acadêmica dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 531–561, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.531-561.1444. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1444. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas