A trajetória acadêmica dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.531-561.1444Keywords:
Educação técnica, evasão no ensino técnico, evasão escolar.Abstract
São recorrentes os casos de evasão, retenção e abandono escolar atualmente. A vista disso, esse artigo busca elucidar essa problemática, apresentando não apenas as causas e consequências, mas também um estudo aprofundado dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural integrado ao ensino médio do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul. Nesse estudo são apresentados dados do percentual de alunos evadidos, com matrículas trancadas e retidos dos cursos técnicos de Gestão Cultural. Além disso, foi analisado todos os anos, da primeira turma a se formar até a última de todos elas. O estudo dessa temática é de suma importância pois afeta a sociedade como um todo, não apenas as escolas, famílias e os estudantes.
Palavras-chave: Evasão escolar; abandono escolar; retenção escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.