A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-6655-3658
  • Marcio Antonio Ferreira Camargo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Virginia de Oliveira Souza Rede Municipal de Educação de Passos, Passos/MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284

Palavras-chave:

Motivação, ensino-aprendizagem, professor motivador.

Resumo

A motivação é provavelmente o fator mais importante, a fim de melhorar a aprendizagem. A abordagem metodológica empregada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica com intuito de obter informações sistematizadas, sintetizadas e reelaboradas a partir de reflexões críticas dos autores e construir (ou reconstruir) ideias criando um arcabouço teórico capaz de sustentar ou subsidiar abordagens referentes ao fazer docente na Educação. Os processos motivacionais tem sido foco de estudos na área da educação, por ser considerado um dos fatores que favorecem a aprendizagem, o professor faz parte deste processo e da dinâmica escolar como mediador nas salas de aula. Foi realizado levantamento de artigos nacionais publicados sobre o tema nas principais bases de dados Scielo e Revistas de Psicopedagogia. A partir da revisão da literatura constatou as abordagens de motivação existentes e as características do professor motivador. É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações para trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora de Psicologia nos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Medicina, Ciências Biológicas, Nutrição e Administração

Marcio Antonio Ferreira Camargo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor de Química na Universidade do Estado de Minas Gerais-Passos/MG- Brasil

Virginia de Oliveira Souza, Rede Municipal de Educação de Passos, Passos/MG – Brasil.

Rede Municipal de Educação de Passos, Passos/MG – Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

CAMARGO, C. A. C. M.; FERREIRA CAMARGO, M. A.; OLIVEIRA SOUZA, V. de. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 598–606, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1284. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)