O olhar de adolescentes grávidas no ritual de passagem menina-mãe
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.74-94.1286Palavras-chave:
Gravidez precoce, consequências da gravidez precoce, camadas populares.Resumo
A gravidez precoce constitui um problema social importante a ser estudado, porque interfere na vida do adolescente, podendo alterar seu desenvolvimento integral e também da família dos mesmos, principalmente em uma camada social vulnerável economicamente. A presente pesquisa teve por objetivo investigar os impactos causados pela gravidez na vida das adolescentes. Trata de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foi utilizada a entrevista semiestruturada, dirigida às adolescentes grávidas de famílias desprovidas de planos de saúde que recebem atendimento no Programa Materno Infantil – PROMAI, de um Hospital no sudoeste de Minas Gerais. Participaram da pesquisa 13 adolescentes. Para a interpretação dos dados das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo. Na maioria das vezes, com a gestação precoce, causa descontentamento da família, as jovens abandonam a escola, sonhos pessoais, consequentemente diminuindo suas chances de desenvolvimento profissional e consequentemente perpetuando o ciclo da pobreza e exclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.