Leitura em espaços informais para crianças de dois a seis anos: sentidos que os pais elaboram para a prática
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.5-15.123Palabras clave:
Prática de leitura, sentidos, pais, infância.Resumen
Este relato centra-se na investigação da participação e nos sentidos elaborados pelos pais ou responsáveis no que diz respeito ao hábito de leitura nos ambientes informais para crianças de zero a seis anos. A relevância desta temática se insere nas discussões acadêmicas acerca da importância da prática de leitura literária ou não-literária, desde os anos iniciais da criança nos espaços informais, enfatizando o ambiente familiar como espaço de possibilidades de inserção na cultura escrita. Parte-se da premissa que a prática de leitura favorece a ampliação de novos conhecimentos, possibilitando a ascensão de quem ouve a níveis mais elevados de desempenho cognitivo, como a aplicação de conhecimentos a novas situações, a análise e a crítica de textos, além do seu valor catártico que auxilia a criança na liberação de angústias e na conquista da autonomia. Portanto, é importante conhecer como os pais significam o valor da prática de leitura na infância.
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