Leitura em espaços informais para crianças de dois a seis anos: sentidos que os pais elaboram para a prática
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.5-15.123Keywords:
Prática de leitura, sentidos, pais, infância.Abstract
Este relato centra-se na investigação da participação e nos sentidos elaborados pelos pais ou responsáveis no que diz respeito ao hábito de leitura nos ambientes informais para crianças de zero a seis anos. A relevância desta temática se insere nas discussões acadêmicas acerca da importância da prática de leitura literária ou não-literária, desde os anos iniciais da criança nos espaços informais, enfatizando o ambiente familiar como espaço de possibilidades de inserção na cultura escrita. Parte-se da premissa que a prática de leitura favorece a ampliação de novos conhecimentos, possibilitando a ascensão de quem ouve a níveis mais elevados de desempenho cognitivo, como a aplicação de conhecimentos a novas situações, a análise e a crítica de textos, além do seu valor catártico que auxilia a criança na liberação de angústias e na conquista da autonomia. Portanto, é importante conhecer como os pais significam o valor da prática de leitura na infância.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.