Repensando o sentido da vida à luz de uma reflexão existencial dos desafios futuros

Autores

  • Glaucia da Rosa do Amaral Alves Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana (UFN).

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.447-457.1160

Palavras-chave:

Cosmovisão, virtudes, condição humana.

Resumo

Terra e humanidade formam uma única e complexa realidade. Humanidade e natureza tem uma mesma origem e um destino comum diante do futuro. No entanto, a sociedade do mundo atual preconiza o individualismo, o dualismo, o egoísmo coletivo e não encontra uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar. O objetivo do artigo é expor a ideia da recuperação de uma cosmovisão da dimensão feminina do ser humano e as virtudes para um novo mundo possível. No mundo atual, a educação, o ensino de humanidades e a suave interação entre a razão e a intuição podem conduzir à transformação da sociedade e ao pensamento livre para a construção da consciência universal fraterna e sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia da Rosa do Amaral Alves, Universidade Franciscana

Licenciada em História, acadêmica do curso de pedagogia e mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Professora Dr. Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano. Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana (UFN).

Licenciatura em Filosofia, com Habilitação em História e Psicologia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC - Viamão, RS), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGF/UFSM) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Atualmente é Professor Adjunto e Pró-reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias - Universidade Franciscana - UFN. Atua como professor no Curso de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

ALVES, G. da R. do A.; BECKER, E. L. S.; ALVES, M. A. Repensando o sentido da vida à luz de uma reflexão existencial dos desafios futuros. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 447–457, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.447-457.1160. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1160. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas