As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química

Autores/as

  • Aline Locatelli UPF
  • Uliane Macuglia UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1294-1301.1086

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Química, Séries de TV.

Resumen

A disciplina de Química é considerada, pelos alunos, como tediosa e maçante porque, muitas vezes, seus conteúdos são desenvolvidos apenas da maneira tradicional com reprodução de fórmulas e conceitos isolados, sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. A utilização de metodologias alternativas, como materiais audiovisuais, pode representar uma maneira de transpor essa barreira de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, apresenta-se aqui uma pesquisa realizada com alunos da 1ª série do ensino médio, na qual buscou-se mapear suas preferências pelas séries de TV. Posteriormente, analisou-se as séries preferidas e apresenta-se no presente artigo, propostas de quais os conceitos e conteúdos de Química poderiam ser explorados em alguns dos episódios das séries. Acredita-se que tal intervenção poderá promover um processo de ensino-aprendizagem de maneira curiosa e agradável, auxiliando o aluno a compreender o episódio da série por meio de conhecimentos científicos, abordando a ciência Química envolvida explicita ou implicitamente em cada trama.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Locatelli, UPF

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2006). Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM- (2007 - 2012). É professora adjunta II da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química Inorgânica e Ensino de Ciências. Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto de Ciências Exatas e Geociências - UPF.

Uliane Macuglia, UPF

Professora de Química. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

 

Publicado

2018-10-03

Cómo citar

LOCATELLI, A.; MACUGLIA, U. As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1294–1301, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1294-1301.1086. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1086. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a