As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química

Autores

  • Aline Locatelli UPF
  • Uliane Macuglia UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1294-1301.1086

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Química, Séries de TV.

Resumo

A disciplina de Química é considerada, pelos alunos, como tediosa e maçante porque, muitas vezes, seus conteúdos são desenvolvidos apenas da maneira tradicional com reprodução de fórmulas e conceitos isolados, sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. A utilização de metodologias alternativas, como materiais audiovisuais, pode representar uma maneira de transpor essa barreira de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, apresenta-se aqui uma pesquisa realizada com alunos da 1ª série do ensino médio, na qual buscou-se mapear suas preferências pelas séries de TV. Posteriormente, analisou-se as séries preferidas e apresenta-se no presente artigo, propostas de quais os conceitos e conteúdos de Química poderiam ser explorados em alguns dos episódios das séries. Acredita-se que tal intervenção poderá promover um processo de ensino-aprendizagem de maneira curiosa e agradável, auxiliando o aluno a compreender o episódio da série por meio de conhecimentos científicos, abordando a ciência Química envolvida explicita ou implicitamente em cada trama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Locatelli, UPF

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2006). Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM- (2007 - 2012). É professora adjunta II da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química Inorgânica e Ensino de Ciências. Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto de Ciências Exatas e Geociências - UPF.

Uliane Macuglia, UPF

Professora de Química. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

 

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

LOCATELLI, A.; MACUGLIA, U. As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1294–1301, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1294-1301.1086. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1086. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)